quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A quem pertence o futuro??

Sábado foi um dia tão bom... De manhã saímos para escolher um presentinho para Júlia e outro para João Miguel que breve habitarão esse mundo maluco. Depois fomos comemorar os 90 anos de seu Joaquim, na volta dei carona a uma senhora que a certa altura do trajeto me disse assim: “Fiquei muito feliz com essa comemoração de hoje, porque a gente nunca sabe o dia de amanhã”. Aquele tom profético de que talvez seu Joaquim não pudesse reunir amigos e familiares para comemorar 91 anos me incomodou e confesso que em algum instante da volta para casa pensei: Quem essa senhora pensa que é? Fazer um tipo de comentário desses... Naquele momento a minha convicção era de que embora de fato desconheçamos o dia de amanhã, o futuro só a Deus pertence. Já à noite no caminho do chá de bebê de João Miguel ainda me incomodava as profecias daquela senhora, me lembrei dos olhinhos embaçados de seu Joaquim, imaginando quanta coisa eles já viram e pensei: Será que o futuro de fato somente pertence a Deus? E então me preocupei com o legado que deixaremos aos nossos filhos e netos. O preocupante é o legado de valores e princípios que conseguiremos deixar como herança. O avanço desenfreado da tecnologia, a influência cada vez menos positiva da mídia, o despudoramento do ser-humano, a banalização da violência e a destruição descontrolada do meio-ambiente... Há muito que se preocupar, há muito que se preservar, há muito que cuidar. Fiquei pensando no mundo que seu Joaquim encontrou por aqui há 90 anos e no mundo que Júlia e João Miguel encontrarão daqui alguns dias, percebi que o futuro realmente só pertence a Deus, mas apenas no sentido de só Ele em sua onipotência, onipresença e onisciência sabe o que virá, mas que definitivamente o futuro depende das escolhas que fazemos hoje. Todos nós somos responsáveis pelo futuro, ele pertence a cada um de nós. Ainda está em tempo de parar e pensar qual nosso papel diante da história da humanidade e também qual a importância de desempenhá-lo da melhor maneira possível a fim de proporcionarmos uma velhice tranqüila a seu Joaquim e aos idosos em geral e uma infância segura, como deve ser, à Júlia, João Miguel e tantos outros... Novamente voltando para casa olhei pelo retrovisor observei a Alicia dormindo no banco de trás e sua face serena me fez recordar uma frase que na hora não me lembrei o autor e nem onde li, mas dizia assim: “As melhores coisas da vida, não podem ser vistas nem tocadas, mas sim sentidas pelo coração”. Quando cheguei em casa fui procurar na internet o autor e descobri o restante do texto que é de Dalai Lama e que fala em revolução, que ironia, um monge tibetano, pacificador falando em revolução. Sim! E fala na única revolução possível, talvez a receita para construirmos um futuro possível.
Ei-lo...
“Meu apelo por uma revolução espiritual não é um apelo por uma revolução religiosa. As melhores coisas da vida, não podem ser vistas nem tocadas, mas sim sentidas pelo coração. Se conseguirmos deixar de lado as diferenças creio que poderemos nos comunicar, trocar idéias e compartilhar experiências com facilidade. Se o seu coração é absoluto e sincero, você naturalmente se sente satisfeito e confiante, não tem nenhuma razão para sentir medo dos outros. Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Fale a verdade, seja ela qual for, clara e objetivamente, usando um toque de voz tranqüilo e agradável, liberto de qualquer preconceito ou hostilidade. Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo; agora construa os alicerces.” (Dalai Lama)
* A foto é da barriga da Suele... João Miguel tá chegando aí, gente!!!

Um comentário:

  1. Você não me conhece, achei seu blog clicando na opção * próximo blog >> no alto da pág. mas me impressionou a maneira lírica que consegue expressar o cotidiano!
    Bom bom(...)

    ResponderExcluir