terça-feira, 1 de setembro de 2009

“Um lugar deve existir (...) onde os sonhos extraviados vão parar.” (Chico Buarque)
Quisera eu descobrir esse lugar, exilar-me por lá e buscar meus sonhos perdidos, alguns deles erroneamente depositados nas mãos de outras pessoas. Quisera eu poder reformulá-los ou quem sabe até tirá-los do campo da abstração e viver a materialização desses almejos. Em busca do resgate desses sonhos compreendi que duas coisas nessa vida não nos pertence: O nascer e o morrer, o que nos pertence é como vivemos o intervalo entre uma coisa e outra. E que ser feliz ou não, nesse intervalo, depende essencialmente de nossas escolhas e da capacidade de harmonizar atos e vontades. E foi por uma dessas escolhas depois de algum tempo voltei a abraçar a mãe, não a minha mãe biológica, mas uma mãe que me escolheu como filha, porque me ama como tal, me acolhe como tal e me protege igualmente. Que me recebeu e quis que eu fizesse parte de sua vida, de sua família, filha também de seu esposo, irmã de seus filhos, cunhada de sua nora...
“Família é quem você escolhe pra viver Família é quem você escolhe pra você Não precisa ter conta sanguínea É preciso ter sempre um pouco mais de sintonia.” (O Rappa)
E ali havia amor, havia muito mais... havia o que há de positivo para se contabilizar na vida: Sorrisos sinceros, abraços afetuosos, sentimentos puros e sobretudo havia o resgate de um dos meus sonhos soterrados. O desejo de que aquele momento fosse para sempre possível, rotineiro, cotidiano e simples, assim como todo mundo merece que a vida seja. Família reunida para celebrar o dom da vida. Por um instante o pesadelo deu uma trégua e o sonho saído da abstração se concretizou. Não! Não descobri o lugar onde os sonhos extraviados vão parar, nem muito menos fórmula mágica para realizar desejos simples, mas pude, sem dúvida aproveitar cada segundo daquela oportunidade, guardar em minha essência cada sorriso, abraço, palavra, gesto de carinho e cada lágrima também porque não? Protegida, sim. Amada, muito mais. E tudo isso reencontrei desenterrando sonhos.. Mas eis que de repente lá estava eu sozinha de novo, humana, lamentavelmente humana, desprotegida sem saber o que fazer com o meu resto de intervalo até o morrer...

Um comentário:

  1. Também adoraria saber onde é esse lugar... Pegar de volta tantos sonhos que se perderam no caminho...
    Quanto aos sonhos depositados nas mãos de outras pessoas... Eu bem sei o que é isso...
    Um dia vi essa frase (vc já deve ter lido também) e ela fez tanto sentido pra mim: "Às vezes construimos sonhos em cima de grandes pessoas, o tempo passa e descobrimos que grandes eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais."

    ResponderExcluir