sábado, 5 de setembro de 2009

Irmão (...)

Querido irmão, há sete anos quando você fez o encontro do Segue-me tive a oportunidade de lhe dizer boa parte destas palavras; ainda me lembro da Daiane e da tia Karla chorando ao ler minha carta para você. E também por isso venho torná-la pública porque ultimamente, e especialmente hoje, tenho absoluta certeza de que você é a minha melhor metade. Quando você nasceu morri de ciúmes, primeiro porque você obrigou minha mãe a ficar vários dias no hospital, eu só tinha cinco anos e naquele momento ela era tudo que eu tinha. Depois porque, de uma hora para outra, você se tornou o centro das atenções de nossa casa e ainda porque ocupou o meu lugar de caçula na família. Logo isso passou, você cresceu e meu pai passou a te chamar de campeão por querer vencer nas brincadeiras, sempre ter razão, impor regras e acabá-las quando estava cansado. Tenho muito orgulho do homem que você se tornou e tenho certeza que onde quer que esteja minha mãe e minha vó também se orgulham. Assim como nossas tias, nossa irmã e nosso pai. Embora eu nunca admita é você quem faz meus dias felizes e impulsiona minha existência. Esse ano quase te perdi de vista, por pouco não permiti que soltassemos as mãos um do outro e reconheço que minha covardia é tanta que ainda não consigo lhe pedir perdão olhando nos olhos. Essa semana ouvi de três pessoas distintas que tenho uma virtude que de tão exacerbada se torna um defeito: Só consigo ver o lado bom das pessoas! Isso me dá muita coragem e muita certeza de que minha intenção nunca foi preterir outros a você, acontece que não consegui enxergar maldade nas ações de algumas pessoas funestas que nos rodeava. Quem dera todos pudessem ter um irmão como o meu, porque ele é incomparável e imprescindível. Amo minha irmã, tenho verdadeira paixão por ela que é um ser muito especial, mas penso que se ela não existisse talvez minhas amigas saberiam bem desempenhar o papel dela, mas se não existisse o meu irmão dificilmente eu encontraria alguém que representasse tão bem o papel de pai, amigo, companheiro... Já tivemos muitos desentendimentos, graves brigas, você já me bateu eu revidei. Você já me magoou com duras palavras e eu devolvi xingamentos a altura, mas é que isso é tão natural entre irmão quanto o amor que os une. Devo reconhecer que seu coração é bem mais belo que o meu, irmão! Mesmo que as vezes seja rude, grosseiro e intolerante, você é muito mais a fim de dar o braço a torcer, muito mais disponível ao amor principalmente quando me ajuda, demonstrando que se preocupa comigo mesmo sem perceber. Você é mais corajoso que eu, é o eixo de nossa família, penso que sem você aqui, essa família tenderia ao fracasso, porque ela não sobrevive aos meus diálogos, aos meus discursos, às minhas lágrimas e sim às suas atitudes. Realizo-me com sua felicidade e com sua capacidade de superação. Não importa o rumo de nossas vidas para sempre você será meu irmãozinho caçula, com dentinhos tortos, briguento e manhoso criado com vó. Amo você!!! "Meu irmão, Faz muito tempo faz Que eu não te canto Uma canção. Que eu não te conto uma aventura, Um sonho, uma ilusão. Que eu não me sento calmamente Junto com você. O tempo passa... Meu irmão, Comigo os dias normalmente Cumprem sua função Entre sinuca, futebol, Amor e violão. Mas quando o tempo escurece, Vêm os temporais, E nem blasfêmias, crenças, preces Não ajudam mais, E a gente perde a paz... Aí eu lembro de você E essa lembrança me agiganta. Me faz vencer a dor E quando caio me levanta. Me faz conter o tempo E põe o mundo inteiro Em minhas mãos... Você meu grande herói, Mais poderoso que o inimigo. Você, constante amigo, Meu distante companheiro. Você, que o tempo inteiro Não tem medo do perigo, não!" (Composição: Toquinho) * A foto é de um 'kanji', um ideograma, que é uma representação gráfica de idéias da linguagem oriental, o nome dele é otouto e significa irmão mais novo.

3 comentários:

  1. Amei lindona!!!!! Como sempre arrasando total!!! Espero que ele tenha a oportunidade de ler este texto tão belo e cheio de sentimentos nobres!!!! Beijos te amooooo. Cris.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, estou sem palavras, não vou dizer que me surpreendi por que sempre tive certeza disso tudo. Vc sabe que tudo o que já passamos só nos tornam cada vez mais fortes, desculpe por todas as ultimas preocupações. "Os laços que nos unem são bem mais fortes do que podem imaginar"...

    ResponderExcluir
  3. Garotinha... Que texto mais lindo, que amor enorme... Me fez recordar tantas brigas e ofertas de paz entre eu e minha irmã, a única que eu tenho... É estranho, como conseguimos brigar tanto com alguém que amamos de maneira tão grande e intensa?
    Vai entender... rsrsrs...
    Vc arrasou nas palavras... Como sempre né rsrs... Parabéns!!!

    ResponderExcluir