terça-feira, 8 de junho de 2010

RECOMEÇO


Decisão tomada, proferida e as perguntas que mais ouvi foram: “Mas você está bem?” e a segunda: “Aconteceu alguma coisa?” e as minhas respostas sempre foram as mesmas: SIM! Eu estou bem. E NÃO! Não aconteceu nada. Verdade que a quem merecia eu sempre complementava a resposta e dizia: Nada pontual, nada decisivo, não houve uma “gota d’água”, mas houve um ponto final. E assim tinha que acontecer um dia.

Findou-se meu tempo na Livraria Cultura. Muito a agradecer e muito a lamentar...
Naquele lugar eu vivi o mais feliz e o mais triste dia da minha vida. Conheci a melhor e a pior pessoa do mundo. Aprendi muito e ao mesmo tempo não aprendi nada que esperava aprender. Mas é isso, as expectativas me pertenciam e só a mim cabia avaliar se foram superadas.
A Lidiane, sempre ácida com as palavras, não podia sair de lá sem dizer nada. Mas faltou muito dizer a quem ficou, além do... “AQUELE ABRAÇO PRA QUEM FICA!”
Um dia, na volta para casa, dentro do ônibus uma pessoa muito importante despretenciosamente, acho eu, me perguntou: “Porque você ainda trabalha na Cultura? É notório como você se tortura todos os dias.” Nem sei se as palavras foram ditas nessa ordem, mas compreendi o que quis dizer. Ele desceu do ônibus e antes, como sempre, disse ainda alguma bobagenzinha maliciosa, que ele sabe que eu adoooro! Fui o restante do caminho pensando nisso, desta vez não em sua maliciosidade, mas sobre o fato de estar a tanto tempo me torturando.
Por um tempo, mais precisamente durante cinco anos eu duvidei, mas com suas palavras percebi que sempre é tempo de recomeçar. Entendi que em qualquer situação posso abrir novas portas, conhecer novos lugares, novas pessoas, ter outros sonhos.
Foi isso que fiz: renovei meu compromisso com a vida e renasci para alcançar a felicidade!
Depois que se toma uma decisão como essa não importa quem te feriu, o importante é que você ficou de pé. Não interessa o que faltou, já que tudo pode ser conquistado, ou reconquistado.
Passei a não me importar com quem me traiu, o importante de verdade, é que eu fui fiel.
Procurei não lamentar por quem se foi e não me esperou ou nem se despediu, cada um tem seu tempo.
Tomar decisões como essa dói e como dói. Não reclamo da dor, ela está sendo minha conselheira e a cada minuto me chama de volta ao caminho.
Enxerguei que o mundo está cheio de novas oportunidades e possibilidades. Entendi tudo o que quis me dizer dentro daquele ônibus: “As portas se abrem para os que não têm medo de enfrentar as adversidades da vida, para os que caíram, mas se levantam com o brilho de vitória nos olhos!”
O medo é inevitável, porque não sei ainda o que vou encontrar lá na frente, se será necessário voltar, mesmo derrotada. O que importa é que sei que há um caminho. O que tenho hoje é uma legião de bons amigos, um sonho na alma, fé no coração e muita esperança na mochila! Obrigada por seu questionamento mordaz e cortante... e


“AQUELE ABRAÇÃO PRA QUEM FICA!”

3 comentários:

  1. Sempre perfeita com as palavras!
    Aquele que fica recebe seu abraço e sentira mto sua falta!
    Bjus Nega linda!

    ResponderExcluir
  2. Lindona! Agora é pé na estrada, a tempestade passou, agora um sol lindo se abrirá na sua janela, novos horizontes e é claro estarão cada vez mais amplos e no mais tudo te será acrescentado! Nada de lamentações, um grande beijo e estou com muitas saudades sempre.

    ResponderExcluir
  3. Lindinha,no tempo de Deus, chegou para você o fim de uma jornada e o começo de outra, sua escolha foi abençoada e nada do que passou fez você perder a fé e a resposta veio rápido...você vai ser muito feliz, e tenho certeza que muito mais você tem para receber, porque o plantio é opcional mas a colheita é obrigatória e por onde passas só semeias amor,verdade,amizade,doação enfim tudo vale a pena quando a alma não é pequena.Parabéns e vamos comemorar muitas vitórias tenho fé em Deus e confio em você!bjs.

    ResponderExcluir