quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Retrospectivas



Para o Brasil e para o mundo 2009 foi...
O ano em que o STF decidiu que para ser jornalista não precisa ter diploma.
O ano de Barack Obama, o príncipe negro que ganhou o prêmio Nobel da PAZ e que veio ao Brasil e declarou: “Lula é o cara”.
O ano das crises financeiras, da queda da bolsa de Nova York e do índice Dow Jones, ano do IPI reduzido para veículos novos e depois para a linha branca.
O ano que caiu um Boeing da Airfrance e vitimou 58 passageiros Brasileiros do vôo 447.
Ano em que uma Brasileira envergonhou o mundo simulando um ataque de ‘skinheads’ na Suíça.
Ano da morte de Clodovil, Farrah Fawcett, Lombardi e Michael Jackson.
O ano em que Adriano, ‘O Imperador’, voltou ao futebol do Rio.
Ano em que Max foi o vencedor do BBB 9.
O ano em que a ministra Dilma Rousseff anunciou ser vítima de um câncer linfático e passou a usar perucas.
O ano em que o cineasta Roman Polanski foi preso por pedofilia.
O ano da gripe suína.
Ano em que as provas do ENEM foram roubadas.
Ano em que Romário foi preso e Dado Dolabella também.
O ano dos bebês de Ivete Sangalo e Gisele Bündchen.
Ano do Flamengo hexacampeão Brasileiro e da seleção Brasileira campeã da Copa das Confederações.
O ano em que numa ação, promovida pelo WWF, 88 cidades do mundo apagaram as luzes em protesto contra o aquecimento global.
Ano de shows da Madonna no Brasil e do Iron Maiden em Brasília.
O ano em que o Rio de Janeiro e o Brasil ganharam a candidatura à Sede das olimpíadas de 2016.
Ano que encontraram agulhas no corpo de uma criança e dinheiro escondido nas meias de um parlamentar.
Ano que caiu a mascara do governador da Paraíba e de Brasília.
O ano do pré-sal.
O ano de César Cielo, do dopping de Daiane dos Santos e da mola do carro de Rubinho no capacete do Massa.

Para a astrologia 2009 foi...
O ano regido pelo sol.
Ano protegido pelo anjo Raziel.
Ano colorido de laranja, amarelo e dourado.
O ano do boi para os chineses.
Ano que começou numa quinta-feira e acabou numa quinta-feira.
Ano do número 2.
Ano da astronomia.

Para mim 2009 foi...
Um ano que definitivamente percebi que ninguém nasce sabendo nada, mas a vida traz quem te ensine e que aprender é opcional.
Ano de entender que existem escolhas a serem feitas e que optar pelo correto nem sempre nos satisfaz plenamente, mas é o que tem que ser feito.
Ano que me ensinou que levar tapas na cara é mais normal do que se pensa, mas que deixar que eles te derrubem é fraqueza. E que aprendi que se cair, devo me fortalecer pois sempre haverá alguém a sua espera aqui em cima.
Um ano em que descobri que algumas pessoas bem próximas a mim usavam máscaras, mas elas caíram e aí veio o desafio de voltar a acreditar no ser - humano e nas coisas que dizem.
Ano de fazer novos amigos, de reatar antigas relações e de reencontrar afetos.
Ano que vi que posso viver sem ter um grande amor, mas que ele existe só ainda não chegou a hora de se revelar, mas que sempre tem alguém que nos ama.
Um ano com percas irreparáveis, que abriram um buraco em minh’alma.
Ano de despedidas sem adeus, sem um último beijo...
Ano que me olhei no espelho da vida e tive um monte de respostas que há muito eu vivia procurando.
Ano de entender meus motivos, aceitar meus limites, meus medos e inseguranças.
Ano que desejei muitas e muitas vezes não ser como fui, mas que entendi que sempre fui o melhor que pude.
Um ano que vi que as mãos que me agarraram com força na hora do naufrágio nem sempre eram as mesmas que me convidavam para as festas.
Ano que compreendi o sentido de frases antigas, como: “Você faz uma festa sem ter R$1,00, mas não sem amigos.” “Melhor ter amigos do que ter dinheiro.” “Você pode ter conhecidos para lotar o Maracanã, mas os amigos verdadeiros você conta nos dedos das mãos.”
Um ano em que vou guardar comigo cada lembrança, cada momento, cada dor, cada decepção, cada pedra jogada. Mas guardo também cada sorriso sincero, cada abraço generoso, cada palavra de conforto, cada flor que me doaram enquanto eu trilhava meu caminho e toda torcida dos que me amam de verdade.
Ano em que muitas vezes houve vontade de desistir.
Ano em que senti que o desamparo era minha maior companhia.
Ano que declarei luto sem haver morte física alguma.
Ano que chorei sozinha na hora do banho na esperança que minhas dores fossem junto com a água pelo ralo.
Ano em que me usaram (litrealmente) e abusaram da minha boa vontade e generosidade.
Ano em que ganhei presentes que eram para outros e que zombaram de mim pelas costas.
Um ano que eu parei e pensei: “Isso simplesmente não poderia ter acontecido!”
Ah, foi o ano em que o Thi saiu da LC e que o Tchesco voltou.
Ano em que a Carol operou o pé esquerdo exatamente um ano após operar o direito.
Ano que o Léo ficou noivo da Dri e que eu me tornei madrinha oficial dessa união.
O ano do nascimento de João Miguel, Júlia Gabriela, Martina e Pietro.
Ano em que seu Joaquim completou 90 anos.
Ano que minha tia Marlise se aposentou e minha tia Jacqueline foi ao Japão matar saudades do Thiago e da Elizangela.
Ano em que eu e meu irmão fomos padrinhos de casamento da Daiane e do Rafael.
Ano dos casamentos da Vivi e do Marcio e do Brunno e da Camila.
Foi o ano que passei o carnaval nas praias do Nordeste, que conheci as dunas de Genipabu e a casa do Rapha em João Pessoa.
2009 foi o ano da minha FÊNIX...

8 comentários:

  1. Não vou julgar o fato de que pra ser jornalista não precisa ter diploma...ms vc é a prova viva que escrever não precisa de diploma. Sua retrospectiva é digna de uma assinatura pois é uma matéria de 1ª. ADOREI! Parabéns!bjbjbjbjbjb

    ResponderExcluir
  2. Adorei como sempre...bom que vi meu nomezinho pela primeira vez...espero ter sido alguma parte boa dessa sua brilhante retrospectiva. Beijos Vivi

    ResponderExcluir
  3. Vivi, você não foi apenas parte boa do meu ano. Você é parte boa na minha vida, na minha existência... um pedaço bom de mim! Obrigada por todos esses anos de amizade sincera!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. O melhor dela é que fala em MAX do BBB rsrsrs.... e de Roman Polanski ao mesmo tempo, sem perder a sutileza ou parecer incoerente.
    O jornalismo não precisa de diploma precisa da LIDI no mercado.
    Beijão desse jornalista adorador de seu texto.
    Leandrooooo Andréeeeeeee.... kkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Lidiane, lendo seu blog me recordei do Profº Drº Milton Cabral. LEMBRA?
    Enquanto eu, e os demais mortais, nos esforçavamos para arrancar uma menção BOA do cara tu fazia o mestre chorar!
    Ele lendo tua crônica sobre a Cora Coralina e os olhos cheios de lágrimas... Putz!
    Em pensar que a gúria pegou o livro na Saravia, deu uma olhada e sentada no café ao lado da livraria fez algumas anotações e disse: "Vamos? Não vou comprar o livro. Ele é ótimo, mas tô sem grana e já tenho o que preciso para escrever meu texto." Juro que imaginei que ia dar Merda, mas tu foi lá e fez o Miltão chorar em sala...
    Sem palavras... F.O.D.A!!! Tu é FO-DA!!! kkkkkkkkkkkk

    Valeu por tudo!

    BEIJÃO DESSA JORNALISTA M-A-L-U-C-A-A-A-A-A....

    LUANA BACELAR

    ResponderExcluir
  6. Texto muito bom, cmo tdo q escreve, + acho q faltou vc dizer q foi o ano q Deus escolheu p/ vc aprender q a maldade humana existe, q alguns seres-humanos tem a natureza d um escorpião q fere mesmo sem motivo, mesmo quando acarinhado. Tenha certeza q ainda será muito feliz, Deus é um cara justo q tdo vê, um ser tão generoso em tudo TEM que ser muito feliz! bj N.

    ResponderExcluir
  7. Ny...
    Eu SOU FELIZ!
    Tenho família unido, amigos verdadeiros, pé no chão e amor no coração!!!

    ResponderExcluir
  8. Lindo esse texto Lidi vc fala com paixão, clareza e transparência, muito intenso lindo mesmooo, ah, e tenha certeza que nessa sua linda jornada cada pedra que atravessar o teu caminho será mais um degrau que vc usará para subir e um dia enfim estará no topo!! E o topo é o podium é o dia, o nosso dia da vitória e lá todos nós observarão uns felizes, uns pasmos, outros com desdem mas todos verão que acima de tudo e de qq coisa que nós conseguimos..
    Parábens amiga e que Deus te capacite e abençoe cada dia mais e mais!

    Tânia Mara.

    ResponderExcluir